INSTITUTOS SECULARES 

Surgiram na Igreja Católica, por inspiração do Espírito Santo.
Desde o início do cristianismo já havia virgens que se consagravam para viverem como esposas de Cristo. Exerciam o apostolado da oração, o cuidado dos enfermos e uma espiritualidade mais profunda.
Com o passar dos tempos o número de consagradas seculares, permanecendo na família, ia aumentado e o Papa Pio XII, reconheceu e aprovou essa vocação com o Documento “Provida Mater Ecclesia” em 1947. Todos os demais papas tiveram e têm especial apreço a esta vocação.
Trata-se de uma vida consagrada, no seguimento de Jesus Cristo, através dos Conselhos Evangélicos. É uma nova e original vocação na Igreja de Jesus Cristo. Uma vocação para os tempos atuais.


CONSAGRAÇÃO

A consagração nasce do amor infinito de Deus, que toca o coração humano para uma resposta de entrega total. A pessoa Consagrada é levada a configurar-se com Jesus Cristo. A escolha é sempre de Deus. A pessoa humana é livre para responder à consagração, entregando-se a Deus e consentindo sem reservas na sua ação santificadora.
 O Papa Paulo VI, dizia: “A vossa consagração é uma forma nova e original, sugerida pelo Espírito Santo para ser vivida no âmbito das realidades temporais, e para imprimir a força dos conselhos evangélicos ou seja, dos valores divinos e eternos, aos valores humanos e temporais”.


SECULAR

Secularidade indica a inserção no mundo. O “viver no meio do mundo” não é só como lugar, mas o mundo onde os Institutos Seculares são chamados, vocacionalmente, é o mundo em processo de secularização, o mundo afastado de Deus. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem somos nós?